terça-feira, 29 de dezembro de 2009


Só para amenizar um pouco esse calor insuportavel...rsss

Neve em Curitiba


A máxima de que Curitibano que é Curitibano adoraria ver a neve caindo pelas ruas da cidade não é tão antiga assim, mas tem um toque de verdade. Isso por que a última vez que isso aconteceu foi em 17 de julho de 1975, quando a capital paranaense acordou branquinha, branquinha...

O mais engraçado é que a ocorrência não foi prevista!

A neve é nada mais do que água congelada e a precipitação acontece apenas em momentos específicos - a temperatura do ar e da núvem devem estar emc ertas condições - o que não foi detectado no rigoroso inverno de 1975.

Portanto, foi um presente para todos.

Relatos de quem vivenciou este momento apontam a alegria em todas as pessoas. Homens, mulheres e crianças saíram às ruas com a novidade que estava caindo do céu e muitas imagens foram tiradas, assim como alguns vídeos. Até hoje, muitas dessas imagens são utilizadas em cartões postais.

Antes deste dia, a última "nevasca" em Curitiba aconteceu em 1928, portanto era natural que a neve de 75 tenha se tornado tão icônica na história da cidade. Em outras duas oportunidades, alguns pontos da cidade recebera pequenas quantidades de neve, mas nada que digno de registro. Na década seguinte, as geadas foram o máximo que a cidade recebeu do clima e muitos até hoje esperam a massa branca novamente!

Mas ficou na memória que a Praça Osório, a Praça Santos Andrade (foto) e demais largos da cidade tiveram uma tarde fria e divertida!

Nenhum comentário: