segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Será que temos outras cidades como Curitiba? Talvez com o mesmo estilo dos parques, ou mesmo com um sistema de transporte coletivo equivalente? Talvez não da maneira como estamos pensando, mas existe uma expressão: geminação de cidades.
O que seria a geminação de cidades? Este conceito mundial no Brasil é conhecida também como cidade irmã e nada mais é do que uma tentativa de criar uma relação econômica e cultural entre regiões distintas.
Ou seja, uma co-operação entre duas ou mais cidades para facilitar o turismo entre as mesmas. Esses acordos que determinam as cidades gêmeas usam sempre características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns. Visa o intercâmbio cultural, de políticas públicas, de negócios e de turismo.
E Curitiba tem cidades irmãs!
A Lei Municipal de Curitiba nº 4.740, datada de 28 de dezembro de 1973, determinou em seu artigo primeiro:
Art. 1º É instituído o Título Honorífico de "CIDADE IRMÃ DE CURITIBA", com a qual a Capital do Estado Paraná, agraciará Cidades estrangeiras que se identifiquem no ideal de humanismo, cultura, civismo e outras características.
Quer um exemplo prático? A empresa uruguaia Pluna tem voos diretos para Montevidéu partindo de Curitiba e facilitando o trânsito entre as duas cidades. Mais do que uma formalidade, o conceito cidade irmã é uma oportunidade para negócios e turismo.
Segue portanto a relação de cidades irmãs de Curitiba. Uma boa dica para viajar, não é mesmo?
Assunção, Paraguai
Coimbra, Portugal
Córdoba, Argentina
Cracóvia, Polônia
Guadalajara, México
Hangzhou, China
Montevidéu, Uruguai
Orlando, EUA
Himeji, Japão
Lyon, França
Suwon, Coreia do Sul
Treviso, Itália
Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
fonte: Blog Curitibairros, www.hagah.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário