
Será que temos outras cidades como Curitiba? Talvez com o mesmo estilo dos parques, ou mesmo com um sistema de transporte coletivo equivalente? Talvez não da maneira como estamos pensando, mas existe uma expressão: geminação de cidades.
O que seria a geminação de cidades? Este conceito mundial no Brasil é conhecida também como cidade irmã e nada mais é do que uma tentativa de criar uma relação econômica e cultural entre regiões distintas.
Ou seja, uma co-operação entre duas ou mais cidades para facilitar o turismo entre as mesmas. Esses acordos que determinam as cidades gêmeas usam sempre características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns. Visa o intercâmbio cultural, de políticas públicas, de negócios e de turismo.
E Curitiba tem cidades irmãs!
A Lei Municipal de Curitiba nº 4.740, datada de 28 de dezembro de 1973, determinou em seu artigo primeiro:
Art. 1º É instituído o Título Honorífico de "CIDADE IRMÃ DE CURITIBA", com a qual a Capital do Estado Paraná, agraciará Cidades estrangeiras que se identifiquem no ideal de humanismo, cultura, civismo e outras características.
Quer um exemplo prático? A empresa uruguaia Pluna tem voos diretos para Montevidéu partindo de Curitiba e facilitando o trânsito entre as duas cidades. Mais do que uma formalidade, o conceito cidade irmã é uma oportunidade para negócios e turismo.
Segue portanto a relação de cidades irmãs de Curitiba. Uma boa dica para viajar, não é mesmo?
fonte: Blog Curitibairros, www.hagah.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário